O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo conta com professores majoritariamente graduados na área de Arquitetura e Urbanismo, mas com pós-graduação obtida em outras áreas disciplinares. Os professores não arquitetos vêm de campos com grande afinidade com as linhas de pesquisa desenvolvidas no programa, buscando atender à demanda por transdisciplinaridade do espaço construído amazônico.

 

Grupos de Pesquisa e Laboratórios

 

Os grupos de pesquisa e laboratórios que sustentam as linhas de pesquisa do programa têm produção acadêmica registrada, incluindo artigos científicos, capítulos de livros e livros. Essa produção é disponibilizada nas páginas dos laboratórios, além de ser divulgada publicamente por meio de exposições, palestras e entrevistas realizadas fora do ambiente universitário. Também ocorre a promoção de eventos abertos à comunidade. Nos últimos dez anos, a trajetória de pesquisa e extensão desenvolvida pelos laboratórios resultou em prêmios locais (LAMEMO e LACHA) e nacionais e internacionais (LACORE) para os professores.

 

Devolução de Resultados à Comunidade

Além da divulgação pública dos resultados, os pesquisadores têm adotado estratégias de devolução de resultados para as comunidades que foram objeto de levantamento de campo. O objetivo principal é contribuir para a redução das desigualdades sociais, por meio de ações que beneficiem diretamente essas comunidades.

 

Titulação e Vínculos Profissionais

O PPGAU já titulou diversos profissionais que estão vinculados a diferentes setores públicos, como o TRE, CAIXA, PMB e IPHAN, além de professores em instituições de ensino superior públicas e privadas, como UFOPA, UFT, IFPA, UNIFAP, UFRR, UNAMA, Estácio, Devry e FAMAZ.

 

Convênios e Parcerias

Existe uma tradição histórica de convênios firmados entre a UFPA e outras instituições públicas, voltados para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa nos laboratórios vinculados ao programa. Entre essas parcerias, destacam-se as colaborações com prefeituras municipais para o desenvolvimento de planos diretores e planos setoriais, como saneamento e mobilidade. Alguns desses projetos receberam financiamento federal (Ministério das Cidades, Eletronorte, Unifesspa), estadual (Governo do Estado do Pará) e privado (Fundação Ford, Fundação Vale, SENAI). Esses convênios possibilitaram o desenvolvimento de dissertações, que incluíram pesquisas de campo e experimentos, além de garantir uma forte aderência das pesquisas à realidade local, com contribuições importantes ao estado da arte no campo da Arquitetura e Urbanismo na região.

 

Participação em Comitês Científicos e Eventos

Graças à consolidação do conhecimento, os professores do programa têm sido convidados a compor comitês científicos de eventos nacionais, como o Enanparq, Enanpur, Urbfavela, SIMPGEO, Projetar e DOCOMOMO, além de eventos internacionais como o WPSC. Também atuam como jurados em prêmios, como o Prêmio ANPARQ e o Prêmio ANPUR. Além disso, são pareceristas para agências de fomento, incluindo FAPESP, CAPES, CNPq e FINEP, e revisores de periódicos de grande circulação nacional, como RBEUR, Cadernos Metrópole, Óculum, Mercator, URBE, Paisagem e Ambiente, entre outros.

 

Experiência no Setor Público e Privado

Parte dos docentes possui experiência no setor público, com cargos comissionados e direção na Prefeitura Municipal de Belém e no Governo do Estado do Pará. Além disso, os docentes também têm atuação em empresas privadas e em organizações não governamentais, o que amplia o escopo de suas atividades profissionais.

 

Articulação com Centros de Pesquisa e Movimento Social

A atuação contínua em pesquisa, que se estende por mais de vinte anos, tem favorecido a articulação com outros centros de pesquisa regionais e nacionais. Também tem fortalecido a colaboração com o movimento social e a designação de docentes como representantes do CAU-BR e do CAU-PA.

 

Parcerias Interdisciplinares e Desenvolvimento de Novas Tecnologias

Nas últimas décadas, as parcerias com pesquisadores de outras áreas de conhecimento têm viabilizado a ampliação do escopo das pesquisas desenvolvidas. Essas parcerias têm permitido a participação de docentes e discentes no desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias, com foco no enfrentamento de problemas comuns da região, como a governança territorial e a produção de materiais adequados às condições climáticas locais.