As interações com instituições do setor público formalizadas por meio de convênio permitiram o apoio a organizações não acadêmicas. Destaca-se a inserção dos docentes no Conselho de Arquitetura e Urbanismo no apoio à produção de pareceres e material para discussão (produção de vídeo a partir de apresentação em seminário), a interlocução com o Ministério Público Estadual, e com organizações comunitárias que acolhem as pesquisas em andamento.

O Laboratório Cidades na Amazônia (Labcam) tem um histórico de cooperação com prefeituras para elaboração de planos diretores e planos setoriais vinculados às políticas urbanas.

O Laboratório de Tecnologia das Construções (Labtec) tem parceria com o Instituto Senais de Inovação para avaliar a viabilidade de emprego de resíduos da mineração como insumos na fabricação e materiais de construção. Os Laboratórios e Grupos de pesquisa ligados à área de Tecnologia, envolvidos no programa (Labtec, GVA, Omniwave), assessoram empresas da indústria da construção civil quanto ao atendimento dos parâmetros do conforto acústico da Norma de Desempenho NBR 15575.

A partir das pesquisas sobre Arquitetura Moderna em Belém, Laboratório de Historiografia e Cultura Arquitetônica - LAHCA desenvolve trabalho de assessoria em projetos de intervenção em obras modernas, para órgãos públicos e entidades privadas, assim como elaboração de documento de solicitação de tombamento de obras modernas em Belém, contribuindo, dessa maneira, para a preservação e conservação das características históricas desses edifícios. Essa atuação justificou a premiação do LAHCA , em 2018, pelo Prêmio PROEX de Arte e Cultura com o projeto "Os Mercados Urbanos em Belém: Lugares de História que fazem a Cidade." para a realização de exposição e divulgação da história e valor de sete mercados públicos da cidade.

O Laboratório de Arquitetura, Conservação, Restauro e Reabilitação Urbana - LACORE apoia processos de conservação e restauro desenvolvidos pro entidades privadas (empresas de construção civil, escritórios de arquitetura) e órgãos públicos, pelo que foi contemplado, em 2013, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade,  na categoria Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais, com a ação "Coleta e Catalogação, Higienização e Montagem de Fragmentos de Azulejos da Residência Victor Maria da Silva." Essa trajetória de trabalho conferiu o Prêmio Português Além Fronteira à Profª Thaís Sanjad, pela co-autoria do livro Azulejaria em Belém do Pará - Inventário - Arquitetura Civil e Religiosa - Século XVII ao XX. O livro foi uma publicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de autoria de Dora Alcântara, Stella Regina Soares de Brito e Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad. A premiação faz parte do SOS Azulejo, um projeto europeu que nasceu da necessidade de combater a grave depredação do patrimônio azulejar português.