As interações com instituições do setor público formalizadas por meio de convênio permitiram o apoio a organizações não acadêmicas.

Destaca-se a inserção dos docentes no Conselho de Arquitetura e Urbanismo no apoio à produção de pareceres e material para discussão (produção de vídeo a partir de apresentação em seminário), a interlocução com o Ministério Público Estadual, e com organizações comunitárias que acolhem as pesquisas em andamento.

 

LABCAM e Prefeituras

O Laboratório Cidades na Amazônia (Labcam) tem um histórico de cooperação com prefeituras para elaboração de planos diretores e planos setoriais vinculados às políticas urbanas.

 

LABTEC e Instituto Senais de Inovação

O Laboratório de Tecnologia das Construções (Labtec) tem parceria com o Instituto Senais de Inovação para avaliar a viabilidade de emprego de resíduos da mineração como insumos na fabricação e materiais de construção. Os Laboratórios e Grupos de pesquisa ligados à área de Tecnologia, envolvidos no programa (Labtec, GVA, Omniwave), assessoram empresas da indústria da construção civil quanto ao atendimento dos parâmetros do conforto acústico da Norma de Desempenho NBR 15575.

 

LAHCA e o Prêmio PROEX de Arte e Cultura (2018)

A partir das pesquisas sobre Arquitetura Moderna em Belém, Laboratório de Historiografia e Cultura Arquitetônica - LAHCA desenvolve trabalho de assessoria em projetos de intervenção em obras modernas, para órgãos públicos e entidades privadas, assim como elaboração de documento de solicitação de tombamento de obras modernas em Belém, contribuindo, dessa maneira, para a preservação e conservação das características históricas desses edifícios. Essa atuação justificou a premiação do LAHCA , em 2018, pelo Prêmio PROEX de Arte e Cultura com o projeto "Os Mercados Urbanos em Belém: Lugares de História que fazem a Cidade." para a realização de exposição e divulgação da história e valor de sete mercados públicos da cidade.

 

LACORE e o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade Categoria Patrimônio Material (2013)

O Laboratório de Arquitetura, Conservação, Restauro e Reabilitação Urbana - LACORE apoia processos de conservação e restauro desenvolvidos pro entidades privadas (empresas de construção civil, escritórios de arquitetura) e órgãos públicos, pelo que foi contemplado, em 2013, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade,  na categoria Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais, com a ação "Coleta e Catalogação, Higienização e Montagem de Fragmentos de Azulejos da Residência Victor Maria da Silva." Essa trajetória de trabalho conferiu o Prêmio Português Além Fronteira à Profª Thaís Sanjad, pela co-autoria do livro Azulejaria em Belém do Pará - Inventário - Arquitetura Civil e Religiosa - Século XVII ao XX. O livro foi uma publicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de autoria de Dora Alcântara, Stella Regina Soares de Brito e Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad. A premiação faz parte do SOS Azulejo, um projeto europeu que nasceu da necessidade de combater a grave depredação do patrimônio azulejar português.