O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará vem a público para repudiar os atos cometidos por terroristas nas dependências do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional na tarde de domingo, 8 de janeiro. Passadas as primeiras 24 horas após os atos que vandalizaram as instalações físicas, depredaram obras de arte e colocaram em risco a integridade das edificações que compõem o conjunto tombado da Praça dos Três Poderes, a sociedade brasileira ainda não teve uma resposta das autoridades constituídas à altura da gravidade do que aconteceu em Brasília. Nossa comunidade vem a público condenar e requerer o rigor da lei para que os responsáveis diretos ou indiretos sejam punidos, incluindo invasores, financiadores, bem como autoridades que tenham sido omissas e permitiram o desrespeito à democracia. A intolerância e a barbárie com que os atos golpistas foram cometidos contra o Estado Democrático de Direito são inadmissíveis e temos que ser firmes contra qualquer sinal de apoio a sua continuidade.

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAPES nota 5) torna público os editais dos processos seletivos para o cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, turmas 2023. Acesso diretamente ao Sistema de inscrições (https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf) em ou na aba Seleção Atual neste site. 

Retificação de prazo para homologação de inscrições

O prazo de homologação das inscrições foi erroneamente informado que seria 16/11. O prazo correto é 17/11 e o período para eventuais recursos é de 18 e 19/11, estando mantidas as demais datas.

No mês de setembro de 2022 a CAPES divulgou o resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2017-2020, na qual o PPGAU UFPA teve sua nota aumentada para 5, numa escala que vai até 7.

Vale lembrar que o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA tem apenas 12 anos e é a segunda avaliação quadrienal seguida com aumento de nota, atingindo um patamar equiparando-se a programas bem mais antigos na UFPA, bem como a outros programas brasileiros da área de Arquitetura, Urbanismo e Design.

Esta nota reconhece não somente o esforço de sua empenhada equipe docente, como a relevante contribuição conjunta com discentes e egressos para discussão e proposição em temas importantes para a arquitetura e urbanismo regional, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias. Este parâmetro é de grande relevância para sinalizar positivamente o caminho trilhado na análise e concepção do espaço construído na Amazônia, e motivar a equipe para alçar novas metas.