Área de concentração: Análise e Concepção do Espaço Construído na Amazônia

 

A área de concentração “Análise e Concepção do Espaço Construído na Amazônia” engloba as diferentes atuações da arquitetura e urbanismo na realidade amazônica através da teoria, história, projeto e tecnologia. Esta diversidade abrange teoria do projeto, teoria e história da arquitetura, conforto do espaço edificado, preservação e memória, conservação e restauração dos edifícios históricos, teoria do planejamento e desenho urbano.

 

Linha de pesquisa:

Arquitetura, Cultura e Espacialidades na Amazônia

Promove uma abordagem qualitativa da análise, processo e produção do objeto arquitetônico, enfatizando a aproximação com as demandas sociais e culturais da Amazônia, visando a construção de matrizes de pensamentos referenciadas localmente como apoio à prática arquitetônica, às interpretações históricas e à valoração do patrimônio. A cultura explicita relações implícitas na sociedade entrelaçando subjetividade e

objetividade.

 

Produção do Espaço Urbano e Desenho da Cidade

Compreensão e interpretação da cidade amazônica por meio da análise do espaço construído, da produção e gestão do espaço urbano e do desempenho socioambiental da morfologia urbana. As pesquisas da Linha buscam o aprofundamento de uma formação crítica e aderente à interpretação do processo de urbanização da Amazônia, em permanente diálogo com outros campos do saber, de modo a realçar o caráter histórico, cultural, ambiental, simbólico e estético de espaços socialmente construídos na região.

 

Tecnologias Construtivas, Desempenho e Sustentabilidade  

Análise de desempenho de materiais e sistemas construtivos tradicionais, alternativos e inovadores em edificações e infraestrutura na Amazônia. Estudo das condições de conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade no ambiente construído. Análise de bens imóveis pelo viés tecnológico acerca da preservação, conservação e restauração do patrimônio cultural edificado.