A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final da Quadrienal 2017, após análise dos recursos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu das IES brasileiras. A Universidade Federal do Pará (UFPA) submeteu nove pedidos de reconsideração, sendo oito de Programas de Pós-graduação acadêmicos e um da modalidade profissional. Destes, apenas o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) teve seu recurso aprovado, e alcançou o conceito 4.

Esta última etapa de avaliação da Capes ocorreu entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro, com uma nova análise realizada pelas comissões das áreas de avaliação, relatoria de dois coordenadores de área e finalizada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) ampliado, durante a 175ª Reunião, ocorrida de 04 a 08 de dezembro de 2017.

PPGAU– O programa foi recomendado pela Capes na 117ª reunião do CTC-ES, que ocorreu em abril de 2010, e iniciou suas atividades em setembro do mesmo ano, sob a coordenação da professora Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad. Com pouco mais de setes anos de existência, o programa já foi coordenado também pelo professor José Júlio Ferreira Lima, e a quadrienal 2013-2016 foi a segunda avaliação do PPGAU, que atualmente é coordenado pela professora Ana Claudia Duarte Cardoso.

A obtenção da nota 4 para o PPGAU reconhece o esforço do grupo de docentes, discentes e técnico- administrativos que, desde a implantação do curso até este momento rumo à consolidação, vêm superando as suas dificuldades e caminhando juntos, com empenho e dedicação, para contribuir com a formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo de qualidade na região amazônica, sendo o único Programa de Pós-graduação da área em toda a região Norte do país.

Com este resultado, a UFPA integraliza 18 programas de pós-graduação que subiram de nota, como resultado final da avaliação Quadrienal 2013-2016. O quadro final da Pós-Graduação na UFPA pode ser observado em um quadro (acesse aqui).

Demais programas - Quatro programas de pós-graduação subiram da nota 3 para a nota 4, e que a partir de agora poderão pleitear a abertura do Doutorado: Arquitetura e Urbanismo,Odontologia, Agriculturas Amazônicas e Comunicação e Cultura na Amazônia.

Doze programas de pós-graduação subiram da nota 4 para a nota 5: Antropologia, Física, Zoologia, Biotecnologia, Ecologia Aquática e Pesca, Ciências Ambientais, Educação, Educação em Ciências e Matemática, Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, Doenças Tropicais, Letras: Linguística e Teoria Literária e Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

Dois programas subiram da nota 5 para a nota 6: Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários; e Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.

É muito importante ressaltar que nesta avaliação quadrienal nenhum curso obteve nota inferior à da última avaliação, ou seja, nenhum programa da UFPA teve a sua nota rebaixada.

Texto: Divulgação / Propesp